domingo, 26 de setembro de 2010

Base e corretivo: a escolha certa para cada tipo de pele

1 comentários
            Atualmente há uma variedade imensa de tipos de base e corretivo no mercado: líquidos, cremosos, em pó, em mousse, em bastão, entre outros. Na hora de comprar surge a dúvida: "E agora??? Qual levar???". Durante muito tempo eu também tive essa dúvida, pois minha pele é suuuper oleosa e sempre me preocupava em não agravar o problema. Bom, vamos ao tipo de base ideal para cada pele?

Bases 

Pele oleosa e mista

            Vou começar por este tipo de pele, que é a minha (oleosa). Realmente, procurar uma base sempre foi um sacrifício. Eu sempre tinha a impressão que minha pele ficaria mais oleosa ainda usando a base. Além disso, o aspecto artificial também me incomodava, pois para esconder espinhas eu acabava "caprichando" na quantidade de base e corretivo, o que é um ERRO! O correto é aplicar pequenas quantidades de produto, e o que não deu para tapar, é melhor deixar como está, se não, o aspecto ficará pesado, destacando ainda mais as imperfeições.
            Para a pele oleosa ou mista o ideal são as bases oil-free - no português, livre de óleo. Há um tempo atrás as bases oil-free eram difíceis de encontrar, além de serem mais caras. Felizmente, hoje, a maioria das marcas já as fabricam e com um preço "normal", já que esse tipo de base não é mais tãão novidade assim. Você pode usar uma base líquida ou ainda em pó. Bases minerais são ótimas para este tipo de pele, pois, além de não conter óleo, não contém fragrância e são feitas com ingredientes naturais, o que torna mais difícil a obstrução dos poros ou a irritação da pele (são boas para peles sensíveis também); os ingredientes minerais ainda auxiliam na melhora do aspecto da pele, reduzindo a vermelhidão e controlando a oleosidade.
            Eu, particularmente, gosto de usar a base mineral no dia-a-dia, passando uma leve camada, o que dá um aspecto natural. Quando preciso de uma cobertura mais "pesada", aplico uma camada de base líquida (oil-free, seeeempre) e finalizo com a base mineral, que dá uma cobertura há mais, e ainda faz o papel do pó, tirando o brilho e controlando a oleosidade.

            Mesmo as peles oleosas ou mistas devem ser hidratadas. Antes de se maquiar, limpe a pele, tonifique e hidrate-a (com produtos específicos), pois isso vai ajudar a retirar a sujeira dos poros e a oleosidade em excesso, fazendo com que o aspecto fique mais natural. Esfoliar a pele de uma a duas vezes por semana, é super importante para retirar as células mortas e deixar a pele mais fina e uniforme. A pele mista possui partes mais ressecadas, enquanto outras são mais oleosas. Por isso, seria difícil usar dois ou mais produtos, um para cada parte do rosto. Esse "ritual" de limpeza e hidratação vai tirar a oleosidade excessiva e hidratar a pele onde ela precisa.
 
Pele seca


              Este tipo de pele requer cuidados especiais quanto à hidratação, já que resseca facilmente. O ideal para a pele seca são as bases hidratantes, líquidas ou cremosas (preferencialmente) que ajudarão a evitar o ressecamento da pele. As bases em pó não são indicadas para este tipo de pele, afinal, podem acabar deixando a pele ainda mais seca. O "truque" da moderação na quantidade de produto aplicado também vale este e para TODOS os outros tipos de pele. Lembre-se, menos é mais!
               Mesmo utilizando uma base hidratante, é importante limpar, tonificar e hidratar a pele antes da maquiagem com produtos adequados para pele seca.

Pele normal

               A pele normal, a princípio, é uma pele equilibrada, não produz oleosidade demais e nem de menos. Quem tem esse tipo de pele, pode usar, praticamente, todos os tipos de base. Entretanto, recomenda-se usar uma base hidratante para evitar que a pele resseque. Sempre limpe, tonifique e hidrate a pele antes da maquiagem.

Mas... que cor usar?

               A cor da base deve ser sempre no tom da sua pele. É interessante ter dois tons de base a mão, um no tom exato da sua pele e outro um pouco mais escuro, para ser usado no verão, quando sua pele pode estar bronzeada. Teste a base no rosto, e nunca no antebraço, já que este não é da cor exata do seu rosto.

Corretivo

               O corretivo também tem várias opções, como líquido, em bastão, em pó (mineral), em lápis, etc. Eu indico o uso do corretivo líquido, seja qual for a pele, pois ele espalha facilmente, não resseca a pele, também não a deixa oleosa em função da pequena quantidade que DEVE SER é aplicada. Eu, como já falei, tenho a pele oleosa e gosto bastante de usar o corretivo líquido nas olheiras, nas marquinhas de espinhas, etc., já que o resultado fica muito bom.
               No entando, se você gosta mais de corretivo em bastão, por exemplo, pode usar. O corretivo fica mais a critério do gosto do freguês. O que deve ser observado é a cobertura, que deve ser boa, assim você aplica um pouquinho e ele já cobre as imperfeições, deixando o aspecto da pele natural. NUNCA abuse do corretivo: se não deu para esconder, não esconda, pois o acúmulo de produto vai evidenciar ainda mais o que se quer esconder.

Mas... que cor usar?            

            Quanto à cor, aconselho a usar um corretivo no tom da sua pele, para não errar. Algumas pessoas dizem que o ideal é um tom mais claro que sua pele. Porém, se você é iniciante é melhor não usar deste artifício, já que a cor mais clara pode destacar ainda mais a imperfeição.

Mas... o que uso primeiro? Base ou corretivo?

             Outra questão que gera dúvidas é quanto à ordem da aplicação. No meu caso, uso primeiro a base e depois o corretivo, quando a base é líquida, pois tenho a impressão de que se eu fizer o contrário, a base vai "tirar" o corretivo. Além disso, consigo dosar melhor a quantia de corretivo, principalmente nas pálpebras, aplicando somente aonde e quanto é necessário. Já quando uso base em pó, apenas, aplico primeiro o corretivo, afinal, ia ser meio estranho passar um líquido em cima de um pó né??? Contudo, isso são apenas dicas pessoais; se você tem um jeito diferente de usar base e corretivo, dá certo e você gosta, perfeito!


Bom, espero que tenham gostado das diquinhas. Até a próxima.

Beijocas!